Dono de uma Startup Irlandesa

Olá Pessoal,

Como havia comentado no meu post sobre minha jornada de 30 dias para conseguir um emprego em Dublin, eu me tornei dono de 2% de uma startup irlandesa nesse meio tempo!

Muitas coisas incríveis aconteceram neste último ano, realmente mágicas. Mas se essa experiência com essa startup tivesse sido a única coisa, minha viagem para Dublin já teria valido a pena!

Vamos a história!

Recapitulando…

Dia 20 de outubro. Eu estava de volta em Dublin e a realidade era a seguinte, eu não tinha lugar para morar e eu não tinha mais dinheiro! Eu precisava de um trabalho rápido.

Mas estava a todo vapor procurando por oportunidades!

Alguns dias antes do dia 20, eu fui em um “evento” em um Pub chamado Open Mic, que basicamente é um microfone onde você vai lá e fala uns 2 ou 3 minutos sobre o que você quiser! Porque eu fui lá…tava tentando lembrar…mas não consegui! Mas enfim, fui para ouvir, e lá ainda achei alguns dos meus anjos em Dublin, Ruta, Chris e Mark!

O lugar estava lotado, aí tivemos a brilhante idéia de sentar colado no balcão. Claro que o garçom já veio perguntar o que queriamos, eu quebrado acho que devo ter pedido uma água (básico)…mas e daí? Nesse balcão tinha um folheto, e eu sou tipo aficionado por folhetos (alguns folhetos já mudaram a minha vida e esse seria mais um), o folheto era sobre um programa chamado Swequity Exchange. Então entrei no site e me inscrevi! Começaria no dia 6 de novembro.

O programa funciona da seguinte forma, você pode ser increver como Programador, Marketing, Designer, Especialista ou inscrever a sua própria idéia.

Os donos das idéias apresentam elas para o povo todo, aí as 10 melhores são escolhidas. Então começa um “speed dating” entre os donos das idéias e o pessoal que quer fazer parte da startup.

Os donos das idéias ficam em uma mesa cada um e o pessoal vai trocando de mesa para converser com eles.

Eu fui passando de mesa em mesa, e estava sempre evitando uma mesa que o dono da idéia usava a mesma cor de camisa que eu…rosinha…que dizia que eu era programador, por isso fui deixando de lado, o cara não ia querer outro programador. É nessa hora que tens que vender o seu peixe, porque os donos das idéias é que vão escolher quem eles querem no time. Por fim, na última rodada não sabia quem mais faltava…resolvi conversar com o carinha de rosinha.

Até esse momento eu estava sendo um fracasso…eu tiha que explicar a minha experiência em inglês…competindo com 60 irlandes! Seguinte..tinha eu e uma menina de brasileiros, um alemão e um casal de indianos. E nessa hora todo mundo quer falar, o tímido dança!

Aí ouvi do James, o dono da idéia, que ele queria desenvolver um sistema para fazer o controle de iluminação de teatros. Pronto, era isso! Eu sou formado em Mecatrônica Industrial, havia trabalhado com automação de ambientes e era focado em desenvolvimento de software. Enfim, contei a minha história.

Aí saimos todos para o almoço e depois vinha o momento de montar os times, eles falam para o dono da idéia quem quer trabalhar com eles, nós levantamos e eles escolhem você (ou não ¬¬)!

Achei que esse momento seria bem constragendor…e era de fato, mas no meu caso até que foi tranquilo, levantei e fui escolhido como primeira opção!

Pessoal aí começou um programa de 30 dias para desenvolver a idéia, com workshops nas quarta-feiras, diversos cabeças da irlanda, empreendedores, investidores, só cara fera e do dinheiro também!

Aprendi muita coisa nova, lean startup, validação de cliente e Mercado, investimento, apresentacão da idéia para investidores, e claro…diversas palavras novas em inglês!

Depois de vários workshops, sandwiches, pints, novos contatos e amizades, o nosso CEO James apresentou a Visilit no dia 5 de Dezembro e vencemos o programa. Fomos escolhidos pelos jurados como melhor startup. (Uma outra startup foi escolhida por votação do público)

Foi incrível! Ganhei 2% da empresa, novos amigos, um cliente para a Arlequin, conhecimento, e por aí vai!

E estamos procurando por um programador C++ que já tenha trabalhado com Visual Studio e OpenCV. A Visilit está prestes a receber um investimento! Me mande uma mensagem pelo LinkedIn ou por email.

Mais um sonho realizado!

Esse é o time! Daniel, James, Vince e Eu!

NDRC - Swequity Exchange

E esse é um vídeo do programa:

Quero só deixar uma reflexão aqui:

Onde estão os 30000 brasileiros em Dublin? O pessoal de TI, os marketeiros, os designers e etc. Pessoal, está cheio de oportunidades em Dublin! É só procurar! Nós, brasileiros, somos super criativos, mas temos que aparecer para as oportunidades. E vai uma dica…startup não está nem ligando para visto! Temos que parar de procurar trabalho em Pubs!!! Temos que procurar boas oportunidades! E lembrar que somos brasileiros, que somos criativos, e que merecemos trabalhar onde queremos, não onde nos jogam! Temos que parar de dizer que aceitamos qualquer trabalho! E temos que nos ajudar!

A próxima edicão desse programa deve ser em Março, vou postar aqui quando souber!

E vou postar ainda algumas outras brilhantes oportunidades que tive aqui! Desde participar de uma competição de debates, vencer um concurso de oratória até conhecer o vice-prefeito de Dublin e o Primeiro Ministro da Irlanda Enda Kenny!

Thaynan Mariano Foto
Linkedin ThaynanTwitter thaynanmariano

24 comments

add comment
Bruno Abreu (5 years ago)

Fala Thaynan, blz cara?
então, estou indo para Dublin dia 5 de março, gostei muito dessa sua ideia de participar desse evento, qual nivel de ingles você acha ideal? teria que estar bem fluente certo?

    Thaynan (5 years ago)

    Dae Bruno!
    Tudo ótimo!
    Posso te dizer que o bom é ter inglês suficiente para discutir algumas idéias e um pouco do vocabulário. Claro que quanto melhor o inglês, melhor você vai conseguir expressar as suas idéias! Mas Bruno, o negócio é enfiar a cara!

      Bruno Abreu (5 years ago)

      Concordo, não sei se participarei desse de março, por conta do inglês, acho que precisaria de um ou dois meses ainda pra conseguir falar legal, mas o próximo após março eu vou querer participar, tem algum calendário desse evento?

        Thaynan (5 years ago)

        Bruno, de qualquer forma, tenta! Vê como funciona, se não for selecionado, volta na próxima edicão! Eles não tem um calendário fixo, mas vou lá na semana que vem e posso ver se eles já tem uma idéia, aí posso postar aqui.

          Bruno Abreu (5 years ago)

          Po demoro, talvez eu participe sim, meter a cara e ver o que da, não custa nada arriscar né, o não eu ja tenho kkkk. Se conseguir essa informação poste aqui por favor, vai me ajudar bastante 😀

          Thaynan (5 years ago)

          Isso mesmo!
          Assim que souber posto aqui sim!

Henrique (5 years ago)

cara, que massa sua história…
eu to indo em Abril pra Dublin e atualmente trabalho aqui no Brasil com TI, na parte de infra-estrutura. Tenho algumas certificações CISCO, referentes a um curso que fiz, pela própria CISCO, como também tenho curso de Linux, ai no caso, queria saber se o mercado ai tem espaço pra infra também?!?!
de qualquer forma, obrigado e parabéns pelo BLOG e pela conquista
;D

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu Henrique!
    Eu não sei exatamente do mercado de Infra, mas aqui tem espaço para tudo! Só não tem espaço para quem não quer correr atrás! É complicadinho, é sim…mas correndo atrás alcança!

HERALDO SANTOS (5 years ago)

Thaynan você saberia me dizer como andam as oportunidades aqui em Dublin na área industrial (mecânica industrial especificamente) e na minha área de graduação (Relações Internacinais) se há possibilidade de algum estágio.Desde já agradeço.Abraço.

    Thaynan (5 years ago)

    Olá Heraldo!
    Sei que tem gente que trabalha com Mecânica Industrial (com torno mecânico) em umas cidadezinhas, mas aqui em Dublin não sei não. E sobre relações internacionais, aqui deve ter várias vagas! Mas tem que dar uma fuçada! Podes dar uma olhada nesses dois sites:
    http://www.glassdoor.com/index.htm
    http://www.monster.ie/

Nicia (5 years ago)

Thaynan, eu sou formada em Turismo e há 5 anos estou na Área de Eventos. As minhas experiências aqui no Brasil serão válidas aí em Dublin? Estarei embarcando em Abril, rumo à essa experiência incrível. Ah, parabéns pelas suas conquistas e pelo blog!

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu Nicia!
    Toda experiência é válida! Diria que mais importante seria como você vai vender isso! Se você optar pela área de ventos, aqui está cheio!
    De fato vai ser incrível essa sua experiência!

      Nicia (5 years ago)

      Thaynan obrigada! Vou procurar todas as informações e ajuda para “me vender” aí pois quero muito essa experiência na minha área!
      Obrigada mais uma vez!!!

        Thaynan (5 years ago)

        Foi nada Nicia!
        Olha tem várias organizações que podem inclusive te ajudar com isso, como se vender, se comunicar, networking e claro, desenvolver o inglês ao mesmo tempo! Esse é o meu próximo post!

Sergio Reis (5 years ago)

Parabêns cara, fico feliz em saber mais um parceiro de TI deu certo

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu pela força Sergio!

Rogério (5 years ago)

Thaynan, sou programdor em C++ e ja realizei alguns projetos com OpenCV para reconhecimento de gestos. Coincidentemente, participei de um projeto realizado por um amigo, em 2008, que controlava uns motores de passo pra manter o holofote focado numa pessoa no palco. Entre em contato se eu puder ajudar. Boa sorte e abraços!

    Thaynan (5 years ago)

    Olá Rogério!
    Isso é ótimo! Me adiciona no LinkedIn que numa dessa tu és o cara que estamos procurando para a Visilit!
    Abração!

Lidiane (5 years ago)

Oiê, Thaynan!
Estou eu aqui na frente do computador, louca atrás de escola para renovar o visto, e um emprego mais aproximado possível da minha área rsrs (trabalho como au pair aqui, mas sou Nutricionista no Brasil)…não sei como parei no seu site, mas sua estória me deu um ânimo a mais para continuar com o que eu já tinha em mente: FOCO!!!
Parabéns e obrigada por compartilhar a sua batalha e vitória.

😉

    Thaynan (5 years ago)

    Olá Lidiane!
    Obrigado! E fico super feliz que tenhas se animado!
    Se focares no que queres, com certeza tu vais conseguir!

Alexandre (5 years ago)

Thaynan, muito bonita sua história, realmente dá um ânimo na gente. Graças a Deus vc conseguiu o que queria e muito mais, né. Enfim, eu nao tenho estudo com marketing, mas tenho curso de webdesign (desses do senac) e mexo muito com mídias sociais (tenho páginas no facebook com mais de 10 mil likes e no twitter também) Você acha que essa área de design associado às mídias tem um mercado bom aqui em Dublin? Abraço!

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu Alexandre!
    Claro que tem! mídias sociais agora estão por cima, essa minha amiga da Lituania acabou de entrar em uma Startup para trabalhar somente com mídias sociais! Qual a tua página no Facebook?
    Abração!

Maryana (4 years ago)

Thaynan, tudo bem? Sou formada em Publicidade e tenho inglês intermediário, meu objetivo é morar fora em Dublin ou na Escócia, pois tenho dupla nacionalidade portuguesa. Queria saber como está o mercado em Dublin por exemplo para conseguir trabalho. É muito diíficl? É possível sair do Brasil já empregada em algum lugar? Bjs Mary

    Thaynan (4 years ago)

    Olá Maryana!
    Tudo ótimo!
    Legal! Já tens muito mais portas abertas por seres portuguesa!
    Sair do Brasil já empregada eu diria que é bem mais difícil! Isso vai depender de como já está o teu inglês, se fores fluente, aí as coisas bem mais fáceis!

Leave Comment