Jornada de 30 dias para conseguir um emprego em Dublin!

Olá Pessoal,

Vou contar como deixei de ser um quebrado, sem casa e sem dinheiro em Dublin para começar a trabalhar para uma escola super divertida, fazer parte de um time brilhante, tomar decisões, comer chocolate e jogar Wii!

Nos últimos três anos eu trabalhava pela minha própria empresa como desenvolvedor web e foi com a Arlequin que eu e a Juliana, minha namorada, sobrevivemos na Irlanda por 1 ano. E foi no final desse um ano que tinhamos que decidir se voltariamos para o Brasil ou renovariamos o nosso visto. E essa decisão posso dizer que só veio 3 horas antes do nosso vôo de Amsterdam para o Brasil partir. E depois de muito choreiro, a Juliana embarcou para o Brasil e eu voltei para Dublin acreditando que os pontos se ligariam lá na frente, com a promessa de que arrumaria um emprego e que quando ela voltasse eu teria conseguido dinheiro para viajarmos.

Dia 20 de outubro. Eu estava de volta em Dublin e a realidade era a seguinte, eu não tinha lugar para morar e eu não tinha mais dinheiro! Eu precisava de um trabalho rápido.

Primeiro passo: falar para todo mundo que eu estava procurando um emprego!

21 de outubro. Recebi o convite da Ruta, uma amiga lituana, para participar de uma sessão de Programação Neurolinguística. Meus amigos, eu nem sabia exatamente o que era, mas se por acaso aquilo fosse me ajudar a arrumar um emprego, eu tinha que ir. Lá estava eu! Foi super legal a conversa, é tipo coaching.

Segundo passo: decidir que tipo de trabalho eu queria, quanto ganhar e QUANDO!

“Eu vou conseguir um emprego como programador em um lugar onde eu possa contribuir não apenas com minhas habilidades técnicas, mas também com minhas idéias até o dia 20 de Novembro e vou receber €1500 mensais”

Pessoal, eu vou ser sincero…eu fiquei com medo do que eu escrevi! Já tinha visto a maioria dos meus amigos se quebrarem nessa luta por um emprego. Então pensei em começar andando pela cidade entregando currículos em PUBs e restaurantes. Nada a ver com o que eu tinha escrito!

Terceiro passo: fazer o currículo em Inglês.

Mas teve um detalhe, eu não consegui escrever nenhuma mentira no meu currículo! Estava lá um cara formado em Mecatrônica Industrial, especializado em Automação Residencial, Programador, Empreendedor deixando o currículo em PUBs querendo ser Kitchen Porter!

Pessoal, foram 10 dias andando pela cidade TODA entregando currículos!
*Ah, e eu nem comentei que eu estava morando na sala da casa dos meus amigos Diego e Rober.

Eu já estava puto! E pensei, sendo sincero e dizendo que não tenho experiência para lavar pratos não está dando, se eles querem um super lavador de pratos, agora eles vão ter, vou escrever um currículo BEM MENTIROSO…dizer que eu passei a minha vida inteira no Brasil lavando pratos e que eu queria fazer isso para o resto da minha vida! E ia treinar a mentira ainda por cima para parecer bem convincente de que eu não tinha expectativa nenhuma melhor para a minha vida!

Foi então que encontrei novamente a Ruta. E depois de uma conversa pelas ruas de Dublin, ela abriu a minha cabeça! Eu devia voltar a me focar e correr atrás de oportunidades que de fato tinham a ver comigo!

Voltei para casa (dos meus amigos no caso) e me enfiei no computador!

“Eu vou conseguir esse emprego sentado na frente do computador!”

E esse foi o começo do que mudaria a minha vida!

E foi aí que pensei em duas possibilidades: trabalhar em uma Startup ou em uma escola de inglês.

Quarto passo: atualizar o meu LinkedIn profissionalmente. (http://www.linkedin.com/in/thaynanmariano)

Pensei em começar pelas escolas de inglês, onde eu teria bastante chances de ser mais um vendedor de cursos!

Mas eu tinha que ser criativo! Então eu preparei um infográfico sobre mim!

Infográfico Thaynan Mariano

Agora sim era hora do email! Escrevi um email bem “diferente” também, com uma linguagem bem informal, nada de “O meu currículo segue anexo.”. Eu nem mandei o meu currículo! Só o infográfico!

30 de outubro. Eu mandei para 49 escolas de Dublin! (Foi aí que descobri quanta escola tem em Dublin.)

6 dias e algumas entrevistas depois eu estava contratado! Eu seria gerente de marketing da Ewings. (Logo eu conto como isso ainda melhorou muito mais quando eu de fato comecei a trabalhar no dia 19 de Novembro, 1 dia antes do prazo que eu tinha colocado para arrumar um emprego. “Liderando um time de Marketing e impactando o Mercado!”)

Depois de ser contratado, aí começou a chover oferta de emprego! E uma foi particularmente especial.

Um cara de uma startup me achou no LinkedIn e me chamou para um café. Ele queria um programador e ofereceria €1500 mensais! Eu quase caí para trás! Isso era exatamente o que eu tinha escrito em minha meta.

Mas o caso era que agora já estava empregado e pedi um tempo para ele.

Foi aí que comecei a trabalhar na Ewings e gostei do “desafio”, já estava um pouco enjoado de programar e tava precisando de um “ar”!

O que eu tinha mais medo nessa história toda era de ter que voltar a trabalhar para um “chefe”, eu sou meio revoltado e odeio receber ordens de filho da p&%@! Para minha felicidade trabalho num lugar com pessoas fantásticas, com um time brilhante e onde podemos tomar nossas decisões em relacão ao que queremos fazer! Ah…e comer chocolate e jogar Wii!

Mais um sonho realizado!

Muito mais coisa aconteceu nesse meio tempo, como trabalhar de moderador de um forum sobre tecnologia de uma empresa Americana, me tornar dono de 2% de uma startup irlandesa e inclusive ser rejeitado pelo Facebook, mas isso vou deixar para contar mais tarde!

Thaynan Mariano Foto
Linkedin ThaynanTwitter thaynanmariano

37 comments

add comment
Carol (5 years ago)

Parabéns Thaynan, pela sua força de vontade e perseverança! Também estou indo atrás dos meus sonhos e em fevereiro saio da conformidade da minha casa e trabalho e embarco para Dublin. Não tenho tanta criatividade como você, mas espero vencer todos os desafios tb! Abraço.

    Thaynan (5 years ago)

    Muito obrigado Carol!
    Carol, vou te falar uma coisa, você não acha que tem tanta criatividade até chegar em Dublin! Brasileiro faz mágica aqui! Somos criativos por natureza! Vem que você vai vencer com certeza! Abraços!

Eliene (5 years ago)

Qual o seu tipo de visto? pra ter conseguido arrumar um emprego assim!

    Thaynan (5 years ago)

    Olá Eliene!
    O meu visto é o stamp 2…o mesmo de todo mundo! De fato o visto é uma barreira, perdi algumas oportunidades por causa disso! Mas é só continuar procurando!

Regiane (5 years ago)

muito legal seu blog. Voce lembra onde foi a sessão de Programação Neurolinguística? Eu adoro essas coisas! obrigada.

Laerte Cerqueira (5 years ago)

Parabéns rapaz. Isso se chama foco. Determinação e se preparar, mesmo na dor, para o sacrifício. Sou jornalista (assessor de imprensa e repórter de TV). Cansei e vim aqui para Dublin. Não sei o que vai acontecer aqui. Mas vou melhorar meu inglês e apostar, com mesmo foco e determinação. Abr. Boa Sorte.

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu pela força Laerte!
    É o que você falou, com foco e determinação tem mesmo é que dar certo!
    Você vai fazer acontecer!

Felipe (5 years ago)

Cara, o infográfico ficou show!! Parabéns e boa sorte nas jornadas por ai!

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu Felipe pela força!

Lucas Taylor (5 years ago)

Só uma coisa: Parabéns !! Eu sou web designer, e pretendo ter a mesma sorte que você teve quando eu tiver ai kkk mais na verdade não foi sorte, tu batalho praks pra conseguir, parabens mesmo, mt sorte pra tu ai, abraços

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu Lucas!
    Uma coisa é certa, precisa ter sorte, mas quanto mais você procura…diria que mais sorte você tem! Abraços!

Jesus (5 years ago)

You are the best …!!! Working for a dream, be different, for without doubt be the best!

    Thaynan (5 years ago)

    Thanks my friend!
    I work with better guys than me! This is what makes me so happy!

Pingback: Dono de uma Startup Irlandesa - Thaynan MarianoThaynan Mariano

Bruno Rodrigues (5 years ago)

Muito bom o post. Parabéns! Vou me inspirar em você e te mantenho informado dos resultados. Abraço!

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu Bruno!
    Legal que estás motivado! Logo escreve a tua história!
    Abraços!

thieresluiz (5 years ago)

congratz! sua historia e a prova de que quem quer, e se propoe a tentar, consegue! que o seu sucesso se multiplique! um abraco!

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu pela força thieresluiz! Abraços!

Cândida (5 years ago)

Mais um parabéns e vc merece vários outros, sua experiência merece ser lida por muitos, pois é adimiravel e inspirador sua determinaçao, criatividade, empenho e foco (depois que vc encontra Ruta, rsrsrs), um exemplo para minha vida e estimulo para traçarmos e chegarmos em nossos objetivos, obg. Amei o infográfico, quero saber fazer para te copiar, rsrsrs

    Thaynan (5 years ago)

    Muito obrigado Cândida pelas tuas palavras!
    Com certeza Ruta foi um anjo que achei aqui! Mas todos temos os nossos!
    Você pode copiar aqui: http://www.easel.ly/! 😉

Ruta (5 years ago)

Thaynan, I don’t know Portuguese but even reading poor Google translation I could feel your excitement and joy in every word. So happy for you! And for all your friends, yes, it’s not easy to start a life abroad, it takes a while to find your way but everything is up to you! Everything is possible. Sure it is challenging but it is worth it! By the way, Thaynan, love your infographic CV! Looks really.. Trendy 🙂

    Thaynan (5 years ago)

    Hello Ruta! Thank you very much for everything once again!
    Nice Infographic CV, isn’t it? I did it just after our chat!
    I had to create a way to show my skills! 🙂

Jeferson Silveira (5 years ago)

Poxa que legal Thaynan, parabéns!
Eu estou planejando minha ida no 1º semestre de 2014. Trabalho com tecnologia tb, tenho projetos no meio “startupiano” e seu relato é mais um que inspira.

Parabéns e quem sabe nos vemos por ae em algum pub. A primeira pint é por minha conta 🙂

Abração e sucesso sempre!
Jeferson Silveira
http://jefersonsilveira.com

    Thaynan (5 years ago)

    Valeu Jeferson!
    Legal então! Aqui o negócio está muito bom para startups!
    Com certeza nos encontramos aqui sim! Dá um toque quando chegar!
    Abração!

Renato (4 years ago)

Thaynan, foi ótimo ler sua experiência (02:30am). Estou em Dublin faz 2 meses, e na dúvida cruel de distribuir meu currículo pra qqr vaga q me de dinheiro, mas como disse sua amiga Ruta, precisamos focar num objetivo! Ela tem razão..
Sou fotógrafo e vou pesquisar sobre mercado nessa ‘grande’ ‘pequena’ cidade.. sucesso pra ti, abç

    Thaynan (4 years ago)

    Legal que gostasses! Com certeza ela tem razão! Se batalhares, logo logo tais ganhando prêmio aqui também (tuas fotos no site são feras)! Sucesso para ti também!

Joana (4 years ago)

Thaynan, achei muito motivador seu depoimento. Eu e meu namorado estamos planejando fazer um intercâmbio de um ano para Dublin, eu sou formada em Contábeis, porém meu inglês é intermediário, me viro bem nas viagens e já morei 4 meses nos EUA. Meu namorado não fala inglês, somente espanhol fluente. Você acha que vamos encontrar muitas dificuldades pela frente?
Abraços,

    Thaynan (4 years ago)

    Olá Joana!
    Que bom que gostasses!
    Se eu acho que vocês vão encontrar muitas dificuldades pela frente? Para ser sincero…eu tenho certeza!
    Joana, serão várias dificuldades! Mas é isso que todos aqui estão enfrentando, e no final das contas, vale a pena! No final, depos de muito esforço, dá tudo certo!
    Vem para Dublin sem medo que vocês não vão se arrepender!
    Abraços!

Flavia (4 years ago)

Força de vontade é tudo. Estou pensando em ir para Dublin, mas ainda estou meia receosa pois não irei sozinha, tenho minha filha de 7 anos. Vc pode me dar algumas dicas?

    Thaynan (4 years ago)

    Olá Flavia!
    Claro que sim! Mas como posso te ajudar?
    O que posso dizer é que vai ser ótimo para vocês duas! Não vai ser muito fácil organizar o visto da tua filha, por isso tens que vir com vários documentos. Principalmente um onde o Pai autoriza a viagem da filha.
    Abraços!

Mauricio Santos (4 years ago)

Thaynan , depois desse seu depoimento fiquei realmente impressionado com que a força de vontade nos faz vencer. Eu estou pretendendo ir a Dublin tertar ser alguem tambem, mas não tive muitos o portunidades pra poder cursar uma faculdade e preencher mais o meu curriculum gostaria de pedir sua ajuda se for possivel pois não sei o que fazer quando chegar em Dublin ja que não vou fazer nenhum imtercambio pois não tenho como pagar como posso me virar, ja que vou com a cara e a coragem???

Abraço!

    Thaynan (4 years ago)

    Olá Mauricio!
    É isso aí! Prepara o teu LinkedIn e vem sem medo de correr atrás!
    Mas vens só para passear? Porque precisas de um curso para poder ficar na Irlanda e trabalhar!
    Abraços!

Silvana (4 years ago)

Admiro sua forca! E acho que o principal eh ser humilde! Meu marido esta em Dublin ha 3 meses e nao consegue nadaaaaaa!!! Esta desesperado! Dinheiro acabando e o inicio de uma frustacao por achar que tera que largar o curso e voltar!
Diz ele que pra ser lavador decpraros e faxineiro exigem experiencia dd 1 ano ai…. Abs e parabens

    Thaynan (4 years ago)

    Obrigado Silvana!
    Foi com o mesmo que me deparei…querem que sejamos lavadores de pratos profissionais! Nunca vi disso!
    Mas é não desistir e lutar até o fim! Correr Dublin, fazer contatos e contar um pouco com a sorte! Quanto mais se corre atrás…mais sorte tem! 😉

Maurício Coelho (3 years ago)

Olá Thaynan, gostei muito de sua história e acho que vou repeti-la uehueuheu, estou interessado em me jogar para Dublin fazer um intercambio para aprender inglês e trabalhar. Já estou vendo alguns meios, porém quero ir não apenas para estudar mas também para trabalhar, sou formado em Sistemas de Informação, tenho experiência com desenvolvimento web e mobile. Gostaria de saber de você se é possível conseguir algum trabalho antes de ir, ou se morando lá e estudando eu consigo um emprego na área.

    Thaynan (3 years ago)

    Olá Maurício!
    Correndo atrás, repete sim!
    Maurício, sair do Brasil já com um emprego não é muito fácil! Mas claro, correndo atrás quem sabe! Começa a contactar as empresas pelo LinkedIn.
    E lá, foca no inglês no começo que é o principal, e daí vai em busca das vagas!

Leave Comment