Nos últimos anos é que começamos a ouvir falar em Marketing Estratégico com muito mais frequência. A área de marketing tem ganhado muita força. Se uns 20 anos atrás seria olhada como uma área de custos para fazer logotipos, flyers, apresentações comerciais e preparar stands para eventos, geralmente com um orçamento apertado, hoje é o que nasceu para ser: uma das áreas mais estratégicas da empresa. E o que impulsionou essa mudança foi claramente a internet, o mundo digital. E se algumas empresas ainda tinham essa dúvida, a pandemia provou de uma vez por todas a transformação digital que as empresas precisavam passar, ou melhor, precisavam já se adequar a nova forma de consumo.

Rapidamente damos uma olhada nos conceitos retirados do dicionário:

Marketing
1 – Conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento, e aspectos essenciais para a sustentação de um produto no mercado.

2 – Conjunto de estratégias que têm como objetivo influenciar o público, fortalecendo a ideia, a marca, a instituição, o produto, a embalagem, os pontos de venda etc.

Estratégia:

1 – Arte de planejar e coordenar as operações das forças militares, políticas, econômicas e morais envolvidas na condução de uma guerra ou na preparação da defesa de um Estado ou comunidade de nações.

2 – Arte militar que se ocupa do equacionamento tático das operações e movimentações de um exército tendo em vista conquistar uma vitória ou lograr condições vantajosas para vencer um inimigo.

3 – Arte de utilizar planejadamente os recursos de que se dispõe ou de explorar de maneira vantajosa a situação ou as condições favoráveis de que porventura se desfrute, de modo a atingir determinados objetivos

Curiosamente, marketing já trás a estratégia em seu conceito. E quando pensamos em estratégia, facilmente podemos pensar em guerras. Por isso gosto de criar War Rooms (Salas de Guerra) de Marketing com times e empresas. Quando precisamos criar estratégias e agir rapidamente para lidar com urgências.

Mas vamos ao que nós queremos do marketing. Resultados. Visitantes. Vendas. Faturamento. Clientes. Embaixadores. Fãs.

De vez em quando não temos tempo para esperar toda a criatividade do time de marketing. Precisamos de números. Logo.

Bom, geralmente é nesse momento que começamos a trabalhar com marketing estratégico. Precisamos rever nossas ações. Rever nossas métricas. Alguma coisa não está legal.

Embora de fato tenhamos que ser rápidos, desenhar estratégias de marketing precisamos fazer com calma. Precisamos pensar no médio e longo prazo. Precisamos tomar decisões baseadas em dados. Estudar o mercado. É o momento de definirmos nossos objetivos e metas. Preparar nosso cronograma de atividades. E talvez o mais difícil, definir o valor de investimento. Pouco orçamento trará resultados quase imperceptíveis. Muito investimento poderá ser um desperdício. Aqui vamos buscar o balanço que terá o melhor retorno sobre o investimento.

E se falamos em Marketing Estratégico. Buscando da Administração de Empresas, pensaremos também no tático e operacional. Onde para entendermos, o tático será o desdobramento do planejamento estratégico de marketing nas áreas do time. Conteúdo escrito, artes, vídeos, anúncios pagos, parcerias, eventos e tudo que tivermos elencados. E claro, o operacional é de fato o dia a dia.

Um planejamento estratégico de marketing abordará diversas frentes. Começando com o objetivo principal de buscar resultados de forma consistente. Vamos escolher o mercado, o segmento de atuação. Vamos definir o nosso posicionamento e diferenciação frente aos concorrentes e vamos ao campo de “batalha” com prazos e datas a serem cumpridas.

Temos que entender que um bom marketing estratégico estará em contato com diversas áreas da empresa. Em especial com os times de produto, comercial e pós-venda. O marketing precisa entender o que está sendo colocado no mercado, como o mercado entende o produto e como interage com ele. Queremos faturamento é claro, mas no longo prazo, o faturamento é resultado de uma boa comunicação, uma venda alinhada e um atendimento ao cliente encantador.

É claro que planejamos para dar certo. Mas temos que pensar em cenários possíveis. Nenhum plano é escrito em pedra. Precisa de tempo para maturar e trazer resultados, principalmente quando falamos de marketing digital, que é muito mais barato porém tem um tempo maior para se provar. Mas qualquer plano precisa sim de seus momentos de análise. Ser monitorado constantemente. A pandemia obviamente mostrou isso de uma forma cruel. Aqueles que não estavam preparados para o digital tiveram que rapidamente se transformarem.

Uma vez criado um bom planejamento estratégico. É hora então de partir para o tático e operacional. Dar tempo ao tempo. Cuidar do orçamento. E entender que sem consistência, é muito difícil que os resultados cheguem como planejado.